A mudança já fez o número de mortes causadas pela doença despencar no estado de São Paulo, conforme publicou a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Na terça-feira (23), o número de óbitos no estado atingiu o recorde de 1.021 em 24 horas. Já nos dados desta quarta-feira (24), após a alteração do sistema, o total caiu para 281.
Ainda segundo a colunista, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo disse que não foi comunicada previamente sobre a mudança e que enviou um ofício ao ministério questionando a decisão.
O órgão informou ainda que recebeu relatos de cidades do estado que não conseguiram registrar todos os óbitos por COVID-19 no sistema nacional. Agora, os municípios precisam preencher também informações sobre a vacinação dos pacientes, segundo a secretaria.
"O erro apresentado nestas funções impacta diretamente o monitoramento e encerramento dos casos e óbitos confirmados para COVID-19, divulgados diariamente", diz o texto, conforme a coluna. "Aguardamos as providências para o restabelecimento da normalidade, com a brevidade que a situação epidemiológica requer".