A defesa alemã anunciou nesta terça-feira (23) seu plano de modernização dos sistemas de defesa Patriot, que deverão ser utilizados até 2030.
O anúncio vem após meses de estudo de opções entre o caro sistema TLVS, destinado a destruir mísseis e aeronaves sofisticadas, e armas mais baratas para interceptar drones inimigos.
Berlim pretende implantar um novo sistema de defesa contra ameaças de curto alcance, provavelmente para substituir seus antigos e insuficientes sistemas Ozelot, segundo o Ministério da Defesa.
Alemanha rejeita caças F-35 e aprova compra de 38 caças Eurofighter Typhoon da Airbus para reforçar a Força Aérea do paíshttps://t.co/XVzjjdouiQ
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 8, 2020
O projeto deve ter a cooperação de toda a UE e de aliados da OTAN.
De acordo com o comunicado, citado pelo portal Defense News, a Alemanha reduziu o orçamento militar de médio prazo. Com estas limitações financeiras, é pouco provável que o país desenvolva um sistema de defesa sofisticado.
Apesar das dificuldades, o governo alemão não confirmou o cancelamento do programa de atualização da defesa antiaérea, mas certamente investirá na modernização dos Patriot, que devem ganhar uma cobertura de 360 graus na interceptação de ameaças.
As limitações orçamentárias e uma reunião com a Lockheed Martin definirão o destino do sistema TLVS.