Na verdade, as últimas administrações norte-americanas vêm ameaçando a Índia com imposição de sanções se o acordo de compra dos S-400 russos se concretizar. Ainda assim, apesar da pressão consistente dos EUA, o gigante sul-asiático deverá levar adiante seu acordo e comprar os sistemas da Rússia.
Subramanian Swamy, legislador sênior do Partido Bharatiya Janata (BJP), que é o partido político governante da Índia, advertiu que os EUA "expulsariam" Nova Deli do Quad, constituído por EUA, Austrália, Índia e Japão, se o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, prosseguisse com a compra dos sistemas de defesa antiaérea S-400.
I notice none of my facts on Twitter have been proved wrong: 1. China has crossed LAC and occupied our territory. 2. Govt says disengagement has led to PLA withdrawal from Indian side of LAC is false 3. India buying S400 from Russia will lead to US expelling India from QUAD.
— Subramanian Swamy (@Swamy39) March 25, 2021
Eu noto que nenhum dos meus fatos no Twitter tem sido comprovado ser errado: 1. A China cruzou a LAC (Linha de Controle Real) e ocupou nosso território. 2. O governo diz ser falso que o cessar-fogo levou à retirada do Exército de Libertação Popular (ELP) da China do lado indiano da LAC. 3. A compra indiana de S-400 da Rússia levará os EUA a expulsar a Índia do Quad.
O aviso do legislador indiano surge poucos dias após o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, ter dado uma pista de que a Índia poderia sofrer sanções devido à proposta de compra de sistemas de defesa antiaérea russos.
"Temos países com os quais trabalhamos de vez em quando que têm equipamento soviético ou, me desculpe, russo, que foram adquirindo ao longo dos anos, e exortamos todos os nossos aliados e parceiros a se afastarem desses equipamentos", apontou Austin durante coletiva de imprensa em Nova Deli na semana passada.
O secretário de Defesa dos EUA teria até sido questionado se a administração Biden poderia, de fato, invocar sanções contra a Índia sob o Ato de Conter os Adversários dos EUA Através de Sanções (CAATSA, na sigla em inglês), lei norte-americana que tem em sua mira governos ou entidades privadas que se associem em acordos de defesa com Rússia, Irã e Coreia do Norte.
Mesmo com possível imposição de sanções através de tal ato, Nova Deli tem, até agora, resistido à pressão americana contra o seu acordo de defesa com a Rússia no valor de US$ 5,43 bilhões (cerca de R$ 30,8 bilhões). Por enquanto, até o final deste ano, a Índia deverá receber seus cinco sistemas de defesa S-400, podendo passar a se juntar à China e à Turquia, sendo a última aliada dos EUA na OTAN, como outro Estado possuidor de S-400.