- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Queiroga escolhe médico anticloroquina para comandar procotolo contra a COVID-19 no Brasil

© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência BrasilO novo ministro da Saúde, o cardiologista Marcelo Queiroga, ao lado do Zé Gotinha, em 23 de março de 2021
O novo ministro da Saúde, o cardiologista Marcelo Queiroga, ao lado do Zé Gotinha, em 23 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2021
Nos siga no
O novo ministro da Saúde Marcelo Queiroga escolheu o médico Carlos Carvalho para comandar um grupo sobre protocolos de combate à COVID-19 no Brasil.

Segundo matéria publicado pela Folha, Carvalho não terá cargo específico na pasta da Saúde: "Me comprometi a ajudar nesse momento crítico. Não farei parte do ministério", disse Carvalho, que é pneumologista.

Professor da USP, Carvalho é um dos maiores críticos do país sobre a utilização da hidroxicloroquina, remédio que, mesmo sem eficácia contra a COVID-19, é defendido por Jair Bolsonaro.

Queiroga explicou o que espera de Carvalho em seu trabalho na coordenação do protocolo contra a COVID-19. O médico vai ajudar a sinalizar as melhores práticas contra os sintomas da doença.

"Por exemplo: quando é que um paciente precisa ser internado? Quando precisa de reposição de oxigênio? Qual é a melhor técnica de reposição de oxigênio? Quais são os marcadores que solicitamos para avaliar a gravidade da doença? Quando é que instituímos terapia com corticoide? Quando é que devemos usar anticoagulantes?", disse o ministro Queiroga.

© Folhapress / Edu Andrade/FatopressPresidente Jair Bolsonaro mostra caixa de cloroquina durante cerimônia de posse do ministro da Saúde, general Eduardo Pauzello, no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF)
Queiroga escolhe médico anticloroquina para comandar procotolo contra a COVID-19 no Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2021
Presidente Jair Bolsonaro mostra caixa de cloroquina durante cerimônia de posse do ministro da Saúde, general Eduardo Pauzello, no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF)

Em abril de 2020, Carvalho comparou a eficácia da cloroquina contra a COVID-19 à da novalgina – ou seja, nenhuma.

"Eu mesmo tive coronavírus, tomei novalgina e outros remédios e estou curado. Vou dizer que a novalgina cura coronavírus?", disse Carvalho.

Ao ser anunciado como o novo ministro em 18 de março, Marcelo Queiroga disse que o governo deveria passar a agir de maneira "diferente" na luta contra a pandemia de COVID-19 e "seguir as recomendações da ciência".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала