A imagem da silhueta reconhecível do submarino russo portador de mísseis balísticos Typhoon (designação da OTAN) surge ao lado de porta-aviões norte-americanos e cruzadores da classe Ticonderoga. Dá para ver também no cartaz o slogan "forjado pelo mar", escreve Rossiyskaya Gazeta.
O slogan corresponde plenamente ao caráter e às capacidades do submarino russo, que tem a mesma altura de um prédio de nove andares, e um comprimento de dois campos de futebol.
Российская АПЛ проекта 941 "Акула" на рекламном плакате ВМС США. Фото: https://t.co/CzFFKuqIdX pic.twitter.com/s7Sk35qpMh
— Ivan O'Gilvi (@o_gilvi) March 24, 2021
Submarino nuclear russo do projeto 941 Akula surge em cartaz publicitário da Marinha dos EUA.
Após o submarino do projeto 941 Akula entrar em serviço, os EUA assinaram com a União Soviética um tratado de redução de armas estratégicas em 18 de junho de 1979.
O submarino Typhoon tem um deslocamento em posição emersa de 23.200 toneladas e em posição submersa de 48.000 toneladas. Seu comprimento corresponde a quase 173 metros.
O projeto do submersível destaca-se pela originalidade, por ser uma espécie de catamarã com dois cascos resistentes entre os quais estão 20 silos de mísseis balísticos intercontinentais.
Atualmente, só o submarino Dmitry Donskoy do projeto 941 permanece em serviço da Marinha russa. O navio passou por modernização e faz parte da Frota no Norte.