Esta decisão está levantando questões entre os membros da União de Universidades e Colégios (UCU, na sigla em inglês) britânica. Na sua conta no Twitter, a união informou que preencheu uma moção de censura sobre o erguer de uma estátua de Thunberg, que terá o custo de £ 24 mil (cerca de R$ 184,6 mil), "após anos de austeridade".
We have just passed the following motion regarding @_UoW’s decision to spend £24k on a statue of Greta Thunberg after years of austerity @winchestersu @dailyecho @hantschronicle: pic.twitter.com/CeDOCCqJe4
— Winchester UCU (@WinchesterUCU) March 24, 2021
Acabamos de aprovar a seguinte moção a respeito da decisão da Universidade de Winchester de gastar £ 24 mil em uma estátua de Greta Thunberg após anos de austeridade.
A UCU sublinhou que não estaria se opondo ao ato de honrar a pessoa em causa, bem como sua luta contra as alterações climáticas. Em vez disso, estaria questionando a transparência da universidade em questões de despesas.
Perante tal informação, vários internautas compartilharam suas opiniões sobre a estátua de Thunberg.
Can I get a statue too?
— Frost (@Smug_Frosty) March 24, 2021
I can yell at boomers too!!!
Posso ter uma estátua também? Também consigo gritar com os "boomers" (retrógrados)!!!
One more statue to topple in 20 years
— Catdaddy (@Catdaddy77) March 24, 2021
Mais outra estátua para ser derrubada em 20 anos.
Vários estudantes e residentes locais apresentam diversas opiniões. Há quem ache que seja desnecessário, ou questione se a ativista mereça, de fato, uma estátua. Há quem ache que, sendo Greta uma inspiração para muitos jovens, sua estátua poderia se enquadrar bem no espaço acadêmico da universidade. Já outras pessoas pensam que tal seja um "total desperdício de dinheiro".
Contudo, apesar de toda a onda de reações, nada parece vir a mudar o destino da escultura, que deverá ser inaugurada em 30 de março, segundo o escultor responsável pela mesma, Christine Charlesworth.