Nas fotos recentes a maior parte de Marte está na sombra, enquanto os hemisférios iluminados têm forma de crescente.
#BREAKING China National Space Administration releases two side images of Mars from its Tianwen-1 probe.
— CGTN (@CGTNOfficial) March 26, 2021
See pictures here! pic.twitter.com/ybaN39xDRj
Administração Espacial Nacional da China divulga imagens de dois lados de Marte pela sonda Tianwen-1. Veja as fotos aqui!
A entidade detalhou que ambas as imagens tinham sido capturadas quando a sonda estava a 11 mil quilômetros de altitude acima da superfície de Marte.
A missão chinesa de pesquisa marciana Tianwen-1 (Perguntas ao Céu, na tradução do chinês) inclui sua entrada e rotação na órbita do planeta, pouso e deslocação pela superfície de Marte. Os cientistas planejam estudar a atmosfera marciana, o relevo, características geológicas e peculiaridades do campo magnético, o que ajudaria a obter pistas sobre a origem e evolução do Planeta Vermelho.
Ainda assim, o principal objetivo da missão é encontrar sinais de vida em Marte, bem como ajudar os cientistas a entender se as condições do planeta poderão se transformar de tal maneira no futuro que Marte vire um planeta adequado para vida humana. A sonda Tianwen-1 foi lançada em 23 de julho de 2020 do Centro de Lançamento de Satélites Wenchang, localizado na província chinesa de Hainan.