A última tentativa de liberar o cargueiro Ever Given começou na sexta-feira (26), após operações de dragagem para remover 20 mil metros cúbicos de areia da frente da embarcação, segundo noticiou a Reuters.
Nós pedimos sinceramente desculpas por causarmos uma grande preocupação para os navios programados para nadar e todas as partes relacionadas durante a navegação no canal do Suez." https://t.co/CondlCpYBs
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 26, 2021
As taxas de embarque para os petroleiros quase dobraram depois que o navio encalhou, e os esforços para liberar o navio gigante podem levar semanas e ser complicados por clima instável, ameaçando atrasos onerosos para as empresas que já lidam com as restrições por causa da COVID-19.
Mais cedo, a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) disse que os esforços para desencalhar o navio por meio de rebocador foram retomados, após a conclusão das operações de dragagem em sua proa para remoção de areia.
"As operações de reboque exigem a disponibilidade de uma série de fatores de apoio, incluindo direção do vento e marés, o que torna o processo técnico complexo", disse segundo a SCA.