Os caças F-35B, uma versão com capacidade de pouso e decolagem vertical (STOL, na sigla em inglês), concluíram na sexta-feira (26) seus testes no mar de quatro semanas no oeste do oceano Atlântico, segundo o Escritório Conjunto do Programa F-35.
"O Cavour Sea Trials envolveu mais de 115 decolagens, 120 pousos e duas decolagens na vertical [...] As atividades contaram com incontáveis horas de análise de dados, fornecendo informações aos Fuzileiros Navais dos EUA e à Marinha italiana de como conduzir as operações de voo dos F-35B em segurança no Cavour", afirmou o escritório.
Inicialmente, a Marinha italiana receberá uma certificação de voo provisória, permitindo que sua tripulação siga o treinamento, e deverá receber a certificação final em 2024, quando receber seu último caça F-35B dos 30 encomendados.
The #F35B sea trials aboard the @ItalianNavy's aircraft carrier ITS Cavour are complete! 🇮🇹 ⚡
— F-35 Lightning II Joint Program Office (@theF35JPO) March 26, 2021
We have delivered a flight clearance recommendation to the #MarinaMilitare for the safe operation of the F-35B on the Italian flagship. pic.twitter.com/5MNRctLEz6
Os testes no mar dos F-35B a bordo do porta-aviões ITS Cavour, da Marinha italiana, estão concluídos! Entregamos uma certificação de voo à Marinha para a operação segura dos Lockheed Martin F-35B na principal embarcação italiana.
As aeronaves norte-americanas substituirão os McDonnell Douglas AV-8B Harrier II Plus da Marinha italiana, segundo o portal Flight Global.
A Itália é um dos primeiros países a obter os caças norte-americanos de quinta geração. O país deve adquirir 90 unidades, sendo 60 da versão A e 30 da versão B.