Na terça-feira (30), a empresa de turismo espacial Virgin Galactic apresentou seu novo projeto de espaçonave reutilizável, VSS Imagine, que será parte da frota de veículos suborbitais da empresa. É projetado que a espaçonave leve pessoas e experimentos científicos de e para o espaço suborbital, segundo o comunicado de imprensa.
O novo veículo, também denominado SpaceShip III, foi lançado para que seja reutilizado de forma mais rápida que a SpaceShipTwo, atualmente o principal veículo de turismo da Virgin Galactic. Espera-se que a empresa comece seus primeiros voos comerciais a partir de 2022.
A funcionalidade da SpaceShip III não difere da SpaceShipTwo, mas o novo veículo foi projetado de forma modular, o que permite melhor desempenho em termos de acesso à manutenção e a tarifas de voo. Além disso, pesa menos do que seu antecessor.
"As espaçonaves Virgin Galactic são construídas especificamente para dar uma nova perspectiva transformadora para milhares de pessoas que em breve serão capazes de experimentar a maravilha do espaço por si próprias", disse Richard Branson, fundador do grupo Virgin do qual a Virgin Galactic faz parte.
O primeiro teste do VSS Imagine é programado para este verão. Nesse teste, após alcançar a altura planejada, a espaçonave terá que regressar à Terra sem ajuda externa.
Os testes acontecerão nas instalações da base espacial Spaceport América no estado do Novo México, EUA. Os ensaios de outras espaçonaves da empresa deverão ser realizados antes. O novo voo de teste da SpaceShipTwo é esperado para maio deste ano.