A holding Roselectronica (pertencente à corporação estatal Rostec) iniciará a produção em série dos mais recentes sistemas de gerenciamento de defesa antiaérea Magistr-SV neste ano após eles passarem nos testes estatais e serem aceitos para fornecimento às Forças Armadas da Rússia, relatou na quarta-feira (31) o serviço de imprensa da Rostec.
"A holding Roselectronica iniciará a produção em série dos sistemas de gerenciamento automatizado de armas de defesa antiaérea Magistr-SV em 2021. O novo módulo unificado se destina ao reconhecimento do espaço aéreo usando meios de reconhecimento externos e integrados e coordenação do combate antiaéreo. O desenvolvimento passou nos testes estatais e foi aceito para fornecimento ao Exército russo", disse a corporação.
A Rostec observou que o sistema está equipado com uma estação optoeletrônica única capaz de detectar, reconhecer e rastrear automaticamente alvos aéreos.
"Para obter tais capacidades técnicas, os desenvolvedores precisaram criar um banco de dados das características ópticas de diversos alvos aéreos e especificidades da emissão de interferências naturais", acrescentou o serviço de imprensa da holding.
O Magistr-SV também inclui um detector de radar de pequena dimensão, que combina capacidades de radar de vigilância com alta precisão de medição de coordenadas. A Rostec afirma que sua arquitetura "ultrapassa todos os meios de detecção por radar atualmente conhecidos".
Segundo a declaração, está prevista ainda a possibilidade de integração do sistema Magistr no subsistema de controlo de sistemas de mísseis antiaéreos, futuros e existentes, capazes de combater armas de alta precisão e drones polivalentes.
O desenvolvimento e produção dos módulos Magistr-SV é realizado pelo escritório central de projetos russo Rubin (parte do consórcio Vega da holding Roselectronica). De acordo com Vyacheslav Mikheev, diretor-geral do Vega, citado pelo serviço de imprensa, o desenvolvimento do sistema de gerenciamento de defesa antiaérea levou em conta a experiência de uso militar da estação de radar tática Barnaul-T.
"O módulo unificado incorporou meios qualitativamente novos de reconhecimento do espaço aéreo, que atendem aos atuais requisitos de alcance e precisão da detecção de alvos aéreos. Esta é uma estação optoeletrônica, um dispositivo remoto de vigilância optoeletrônica, um detector de radar de pequeno porte e uma estação de reconhecimento radiotécnico", referiu Mikheev.