Acordo entre China e Irã visa expandir interesses comuns de maneira mutuamente benéfica, diz Zarif

© AP Photo / Ebrahim NorooziO ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, trocam documentos durante a cerimônia de assinatura de um acordo de cooperação de 25 anos, em Teerã, Irã, em 27 de março de 2021
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, trocam documentos durante a cerimônia de assinatura de um acordo de cooperação de 25 anos, em Teerã, Irã, em 27 de março de 2021  - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2021
Nos siga no
Mohammad Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã explicou "alguns pontos" do histórico acordo de cooperação que foi recentemente assinado entre Pequim e Teerã.

Em uma mensagem divulgada nesta quinta-feira (1º) em sua conta no Instagram, o chefe da diplomacia iraniana ressaltou que a Parceria Estratégica Global sino-iraniana se concentra em uma "promoção prática" de laços bilaterais e fornece "um roteiro e um horizonte duradouro" para desenvolvimento de tais relações.

Segundo Zarif, o acordo abre caminho para uma colaboração plena sino-iraniana nas esferas política, econômica, comercial, cultural, de defesa e de segurança.

O chanceler iraniano acrescentou que o acordo prevê os princípios do "respeito mútuo e da prossecução de interesses comuns de uma forma vantajosa para todos no que diz respeito a relações bilaterais, regionais e internacionais".

"O documento não é um contrato nem uma convenção. Não cria nenhuma obrigação para nenhuma das partes, mas, sim, traça uma perspectiva das relações" sino-iranianas, observou Zarif.

O chanceler iraniano afirmou ainda que o acordo "não cede direitos a nenhuma região ou a um local e não cria quaisquer direitos exclusivos em qualquer domínio", observando que "este documento não prevê implantação de forças militares e não há possibilidade de assumir uma base [militar]".

© REUTERS / HandoutPresidente iraniano, Hassan Rouhani, reúne-se com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, em Teerã, Irã, em 27 de março de 2021
Acordo entre China e Irã visa expandir interesses comuns de maneira mutuamente benéfica, diz Zarif - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2021
Presidente iraniano, Hassan Rouhani, reúne-se com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, em Teerã, Irã, em 27 de março de 2021

Javad Zarif ressaltou que, em termos de relações econômicas bilaterais, o acordo estipula a cooperação de ambos os países nos setores petrolífero, mineiro e energético, bem como a contribuição do Irã para a iniciativa chinesa Um Cinturão, Uma Rota.

Pequim assinou neste sábado (27) um acordo de 25 anos com Teerã para aumentar a cooperação abrangente.

Do lado chinês, haveria expansão da presença chinesa em bancos, telecomunicações, portos, ferrovias e outros setores. Em troca, a China receberia um suprimento regular e com grandes descontos de petróleo iraniano.

Embora o acordo tenha sido anunciado como valendo US$ 400 bilhões (cerca de R$ 2 trilhões), os ministérios das Relações Exteriores dos dois países não confirmaram o valor negociado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала