O Brasil começou a questionar a União Europeia na OMC sobre a maneira como a França está ampliando a produção de soja. As questões são se o crescimento acontece de maneira ambientalmente sustentável e se os subsídios usados no programa são legais.
Welber Barral, ex-secretário de comércio exterior do Ministério da Economia, lembrou que o Brasil foi questionado pela França sobre os problemas ambientais brasileiros.
"O Brasil reagiu porque a França tem esse projeto de tentar ter autonomia na produção de soja, o que é tecnicamente impossível considerando as condições climáticas francesas, e o Brasil em vários momentos da OMC sempre foi um país que lutou pela liberalização do comércio agrícola. O Brasil continua mantendo essa tradição e dá um recado de que também não vai ficar só na defensiva no que se refere à temas de sustentabilidade", afirmou.
O plano da França visa aumentar 40% da área total cultivada com proteínas vegetais no país até o fim de 2022, com custo inicial de 100 milhões de euros (R$ 672,4 milhões).
Em meio aos problemas da COVID-19 na França, o presidente Emmanuel Macron é alvo de críticas em função dos problemas com a sua Lei sobre o Clima.
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Macron criou um conselho popular para regular a questão ambiental, mas agora não quer ouvir a população.https://t.co/XJ1al1WhCm
Welber Barral destacou que a disputa política entre o Brasil e a França faz com que o acordo entre Mercosul e União Europeia esteja distante de ser homologado.
"A ratificação do acordo vai acontecer em algum momento, muito provavelmente não acontecerá durante o governo Bolsonaro. Há uma visão muito negativa dos temas relacionados com a questão ambiental no Brasil. Muito provável que isso não aconteça durante um primeiro momento", analisou.
Em janeiro deste ano, o presidente da França, Emmanuel Macron, publicou um vídeo nas redes sociais alertando que "continuar dependendo da soja brasileira é endossar o desmatamento da Amazônia".
A Sputnik Brasil conversou com especialistas sobre o projeto BR do Mar, que tem como objetivo incentivar a navegação de cabotagem no país e criar uma alternativa para a dependência do transporte rodoviáriohttps://t.co/K7CKAq3MHd
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Segundo Barral, o acordo Mercosul-UE está passando por uma revisão jurídica e alguns países europeus estão discutindo a inclusão de uma cláusula ambiental no documento.
"O Brasil se convenceu que o acordo vai demorar para ser assinado e agora está tentando reagir um pouco e partir para a ofensiva nesses temas relacionados ao comércio agrícola", disse.
Welber Barral analisa que o Brasil atua em três frentes para defender o agronegócio brasileiro internacionalmente.
"Primeiro mostrar que o Brasil tem uma produção muito sustentável. Uma segunda frente é continuar lutando pela liberalização e contra novas barreiras do comércio internacional de alimentos. E em terceiro lugar o Brasil tem participado ativamente das negociações da OMC tentando expulsar esses acordos que já foram assinados relativos à diminuição de subsídios da produção agrícola mundial", completou.