Autoridades do governo dos Estados Unidos capturaram quase 171 mil imigrantes na fronteira com o México durante o mês março, aponta relatório da Reuters.
A publicação sustenta que este foi o maior número mensal em duas décadas, revelando a dimensão dos desafios humanitários do presidente Joe Biden quando o assunto é imigração ilegal.
Do total, cerca de 19 mil crianças imigram sem acompanhantes, e 53 mil familiares viajaram juntas, mostram os números. Adultos sozinhos representam quase 99 mil pessoas.
O total preliminar de prisões em março na fronteira dos EUA com o México representa a taxa mensal mais alta desde abril de 2000, quando agentes patrulheiros capturaram mais de 180 mil imigrantes.
Vale lembrar que, no momento, estima-se que 3,6 mil soldados dos Estados Unidos permanecerão na fronteira dos EUA com o México durante o atual ano fiscal, que termina em setembro de 2021.
O governo Biden tem encontrado dificuldades para abrigar crianças desacompanhadas recém-chegadas, que são isentas de deportação sob uma ordem sanitária contra a pandemia da COVID-19, também conhecida como Título 42.
Entre outubro de 2020 e janeiro deste ano, mais de 70 mil imigrantes ilegais foram detidos na fronteira dos EUA com o México. O número de imigrantes ilegais detidos na região está aumentando desde abril do ano passado.
Enquanto as crianças estão sendo mantidas em postos de fronteira lotados, parlamentares do Partido Republicano denunciam nas redes sociais a crise humanitária no país, pressionando Joe Biden.