Uma rocha de um asteroide sobrevoou a província espanhola de Toledo na quinta-feira (1º), por volta das 23h05 (18h05 no horário de Brasília). A bola de fogo, que pôde ser vista em toda a península Ibérica devido a seu alto brilho, entrou sobre Toledo com uma velocidade de aproximadamente 72 mil quilômetros por hora, ficando incandescente a uma altitude de cerca de 92 km, e se extinguiu a uma altura de cerca de 43 km.
O fenômeno foi registrado no âmbito do projeto SMART, cujo objetivo é monitorar o céu para estudar o impacto das rochas espaciais contra a atmosfera terrestre, operado pela Rede de Meteoros do Sudoeste Europeu (SWEMN) a partir de estações de observação de meteoros.
La imagen tomada desde Madrid (Jaime Izquierdo, Univ. Complutense) muestra a la bola de fuego con un intenso color azulado al cruzar el cielo @eldigitalCLM @tribunadetoledo @ABC_Toledo @LiberalCastilla @DiariodeCLM @Enclmdiario @LaTribunaCR @A3Noticias @EFEciencia @EPCLM pic.twitter.com/ls44upPuQK
— Jose Maria Madiedo (@jmmadiedo) April 2, 2021
A foto tirada de Madri ([por] Jaime Izquierdo, da Universidade Complutense) mostra a bola de fogo de cor azulada intensa cruzando o céu
O evento luminoso ocorreu depois que uma rocha de um asteroide passou pela atmosfera e se tornou incandescente. Isso, por sua vez, gerou tanta luz que a bola de fogo podia ser vista a mais de 500 quilômetros de distância, afirmou o cientista José María Madiedo, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, Espanha.
A bola de fogo continuou na direção noroeste e se extinguiu a uma altitude de cerca de 43 quilômetros acima da cidade de Oropesa, Espanha, após viajar cerca de 64 quilômetros na atmosfera.