O estranho objeto foi localizado pelo blogueiro espacial e teórico da conspiração Scott C. Waring usando o instrumento Helioviewer, uma ferramenta on-line que permite que as pessoas observem imagens do Sol a partir de vários satélites, incluindo o Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), da agência espacial norte-americana NASA, e a SOHO, sonda espacial não tripulada da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e da agência espacial norte-americana NASA.
"Eu estava assistindo ao Helioviewer quando notei uma explosão. Quando aproximei a área, vi um objeto preto sair da explosão e cruzar uma área em dez minutos […] Também na explosão houve três ondas concêntricas opostas ao OVNI [...] a área [do] OVNI era o único lugar sem tais ondas. Isso é 100% prova de que os alienígenas vivem em um espaço oco dentro do Sol da Terra", escreve o caçador de OVNIs em seu blog.
No entanto, de acordo com o tabloide Express, o objeto parece ser uma erupção solar explodindo da superfície, uma ocorrência comum no Sol. O astrônomo Chris Impey disse à mídia que a maioria dos OVNIs tem explicações "mundanas".
"A maioria dos OVNIs tem explicações mundanas. Mais da metade pode ser atribuída a meteoros, bolas de fogo e ao planeta Vênus. Esses objetos luminosos são familiares aos astrônomos, mas muitas vezes não são reconhecidos pelo público", disse Impey.