Nesta quinta-feira (1º), a revista The National Interest publicou um artigo mencionando que em 2019 mídias taiwanesas reportaram discussão entre Taipé e Pyongyang sobre transferência de tecnologia de submarinos norte-coreana para Taiwan.
The #ROCNAVY has issued a press release to officially refute the false news “North Korea Help Taiwan Build Submarines” from “the National Interest”. We have never had any contact with North Korea and only cooperate with European and American partners for our submarine R/D. pic.twitter.com/CYyVV9CeJc
— 國防部 Ministry of National Defense, R.O.C. 🇹🇼 (@MoNDefense) April 2, 2021
A Marinha de Taiwan emitiu um comunicado de imprensa para refutar oficialmente a notícia falsa "Coreia do Norte ajuda Taiwan a construir submarinos" do The National Interest. Nós nunca tivemos nenhum contato com a Coreia do Norte e apenas cooperamos com parceiros europeus e norte-americanos em relação a nossa pesquisa e desenvolvimento de submarinos.
Em 2016, Taiwan iniciou seu projeto de submarino nacional a fim de reforçar sua frota envelhecida, que consiste em quatro submarinos, com oito novas embarcações. O primeiro submarino, que custará a Taipé US$ 1,7 bilhão (R$ 9,7 bilhões), espera-se estar pronto em 2024 e entrar em serviço em 2025. A construção começou no estaleiro da CSBC Corporation em novembro passado.
Os EUA, bem como muitos outros Estados, não reconhecem Taiwan como uma nação soberana e oficialmente aderem à política de "China única". No entanto, Washington tem mantido relações informais com a ilha de Taiwan, vendendo-lhe armas no valor de bilhões de dólares.
A China, que considera Taiwan sua província separatista, irrita-se com a cooperação da ilha com Washington.