O mini-helicóptero Ingenuity, acoplado ao rover Perseverance da NASA, tocou a superfície de Marte, informou no domingo (4) a agência espacial.
#MarsHelicopter touchdown confirmed! Its 293 million mile (471 million km) journey aboard @NASAPersevere ended with the final drop of 4 inches (10 cm) from the rover's belly to the surface of Mars today. Next milestone? Survive the night. https://t.co/TNCdXWcKWE pic.twitter.com/XaBiSNebua
— NASA JPL (@NASAJPL) April 4, 2021
Contato do helicóptero de Marte confirmado! Sua jornada de 471 milhões de quilômetros a bordo do Perseverance da NASA terminou com a queda final de dez centímetros da barriga do rover até a superfície de Marte hoje [4]. Próximo marco? Sobreviver à noite.
Como demonstra a foto no tweet, o Perseverance se afastou do helicóptero, e contrário ao período em que voava em conjunto com a sonda, durante o qual utilizava seu sistema de energia, o Ingenuity terá agora de usar sua própria bateria para se proteger do frio e rachaduras provocadas pelas noites marcianas.
"Este aquecedor mantém o interior a cerca de 7 ºC através do frio amargo da noite marciana, onde as temperaturas podem cair até 90 ºC", escreveu em comunicado na sexta-feira (2) Bob Balaram, engenheiro principal do Projeto de Helicópteros Marte do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, na sigla em inglês).
"Isso protege confortavelmente componentes-chave como a bateria e alguns dos componentes eletrônicos sensíveis contra danos em temperaturas muito baixas."
Durante os próximos dias, a equipe responsável pelo Ingenuity testará o funcionamento dos painéis solares do mini-helicóptero e sua capacidade de voo na atmosfera do Planeta Vermelho. A primeira tentativa está planejada não antes de domingo (11), indicou um tweet do Laboratório de Propulsão a Jato.
Durante os voos planejados o Ingenuity deverá tirar fotografias de alta resolução da superfície de Marte.
O rover Perseverance aterrissou no planeta em 18 de fevereiro.