Uma grande quantidade de moedas da época romana foi descoberta por arqueólogos na cidade búlgara de Plovdiv, segundo o portal Archaeology.
De acordo com o portal, o tesouro, que contém aproximadamente 600 moedas de prata, datadas entre os séculos I e III, foi encontrado junto a um esqueleto parcialmente conservado em um prédio de Filipópolis, que é como a cidade era conhecida na antiguidade.
O prédio foi queimado durante uma das invasões bárbaras no Império Romano, nos anos de 249 a 253.
A grande coleção, exibida pelo Instituto e Museu Nacional de Arqueologia da Bulgária, inclui moedas cunhadas sob todos os imperadores e imperatrizes cônjuges, entre Antonino Pio (138-161) e Filipe, o Árabe (244-249).
"[O tesouro] conta uma história interessante sobre o destino da atual Plovdiv e sobre um residente da respectiva casa onde escondeu apressadamente cerca de 600 moedas de prata em uma bolsa durante um ataque, bem como do incêndio de sua casa no século III [...] A descoberta em questão pode estar relacionada com os dados históricos sobre a queima da cidade pelos godos durante este período", afirmou o arqueólogo Kamen Boyadzhiev.
A invasão de 249-253 foi o primeiro grande evento deste tipo ocorrido na história romana.