EUA ignoram soberania de Tóquio e realizam operação nas águas reivindicadas pelo Japão, aponta mídia

© AP Photo / Marinha dos EUA / Especialista de comunicação em massa de 2ª classe Kaila V. PetersNavios dos EUA e Japão realizando exercícios no mar do Sul da China
Navios dos EUA e Japão realizando exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2021
Nos siga no
A Marinha norte-americana conduziu uma operação de liberdade de navegação no sudoeste das águas do Japão em dezembro, em um movimento que contraria as declarações de soberania de Tóquio.

De acordo com a 7ª Frota dos EUA, a operação do dia 15 de dezembro de 2020 foi realizada nas proximidades do estreito de Tsushima, entre Kyushu, uma das principais ilhas do Japão, e Coreia do Sul.

Segundo o The Japan Times, os militares norte-americanos enfatizaram ter cumprido estritamente as regras internacionais. Contudo, as declarações japonesas são conflitantes.

O governo japonês declarou que seu território marítimo é baseado em uma "linha de base reta", de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, usada quando há marcas, ilhotas ou ilhas próximas da costa.

O professor Shigeki Sakamoto, da Universidade de Kobe, em direito internacional, afirmou que "os EUA são contrários à linha de base reta, incluindo também o espaço aéreo sobre o território marítimo".

Com isso, a operação de dezembro mostrou que os Estados Unidos são rigorosos sobre seu ponto de vista, mesmo quando contestam a interpretação de um aliado, conclui.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала