Segundo especialistas do projeto Beyond Parallel, as fotos mostram o movimento de uma barcaça com uma bancada de teste de mísseis submersível.
"As razões prováveis desta transferência incluem preparações para um próximo ensaio de mísseis balísticos lançados desde submarino ou movimento da bancada de teste para sua manutenção, reparos ou instalação de equipamentos", explica o comunicado.
Satellite images collected today show North Korea moved its submersible missile test barge at the Sinpo South Shipyard to the floating dry dock.
— CSIS Korea Chair (@CSISKoreaChair) April 6, 2021
What could this movement mean?
Joe Bermudez, @VictorDCha & Jennifer Jun / @CSIS explain:https://t.co/dbijRWERCS
Key points⬇️ pic.twitter.com/hzbJNd86A3
Imagens de satélite coletadas hoje mostram que a Coreia do Norte moveu sua barcaça de teste de mísseis submersível no estaleiro Sinpo Sul para a doca seca flutuante.
O que esse movimento poderia significar?
Joe Bermudez, VictorDCha & Jennifer Jun / CSIS explicam:
Pontos-chave
No entanto, apontam que esta deslocação não supõe um teste "iminente", já que nas fotos "nenhum contêiner de mísseis é visível a bordo da barcaça de teste de mísseis submersível".
Os especialistas afirmam que o lançamento do míssil balístico, provavelmente um Pukkuksong-4 ou -5, representaria "desafios significativos" para nova administração norte-americana do presidente Biden e para seu homólogo sul-coreano Moon Jae-in.