A tripulação do navio Eemslift Hendrika já foi resgatada, com a ajuda de um helicóptero. Especialistas noruegueses e holandeses devem tentar resgatar o navio nesta quinta-feira (8).
"A vida e a saúde são sempre a primeira prioridade durante um incidente como este, e deve ser seguro realizar o resgate", disse ao veículo norueguês NRK Hans Petter Mortensholm, diretor de emergência da Administração Costeira da Noruega.
O tempo na região melhorou ligeiramente e o navio não corre mais o risco imediato de tombar. No entanto, está sendo lentamente carregado para o litoral pelas ondas e corre o risco de encalhar.
O cargueiro está transportando cerca de 350 toneladas de óleo e 50 toneladas de diesel, que podem causar um desastre ambiental se forem lançados ao mar.
Helicóptero resgata tripulação
O Eemslift Hendrika, um navio projetado para transportar barcos em seu convés, está à deriva em uma área onde o mar do Norte e o mar da Noruega se encontram, a cerca de 50 quilômetros da cidade de Alesund.
A tripulação de 12 pessoas do navio Eemslift Hendrika foi resgatada com a ajuda de um helicóptero. Oito delas foram içadas diretamente do convés da embarcação. Os outros quatro tiveram de saltar no mar depois de a embarcação começar a oscilar, correndo sério risco de naufragar.