De acordo com a Embraer, o conceito, com capacidade de pouso e decolagem em pistas curtas, foi premiado na categoria de Design de Transportes.
"Esta premiação é um reconhecimento aos esforços, inovação e pesquisa científica da Embraer e de todos os parceiros deste projeto conceitual, que aponta oportunidades e caminhos para a transformação da mobilidade aérea futura", afirmou Maurílio Albanese Novaes Júnior, líder de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.
A aeronave também é capaz de utilizar fontes alternativas de energia, e tem como objetivo transformar o futuro da mobilidade aérea, combinando perspectivas humanas, tecnológica, social e econômica de maneira sustentável.
#NOTÍCIA | Conceito de “avião modular” com colaboração da #Embraer recebe prêmio internacional de design. Leia a matéria completa: https://t.co/pks1rvZV19 #EmbraerStories #WeAreEmbraer pic.twitter.com/al6iiKr2WN
— Embraer (@embraer) April 6, 2021
O FLEXCRAFT poderá ser utilizado no transporte de passageiro e cargas, bem como no apoio a atividades de proteção civil, vigilância, evacuação aeromédica, agricultura, entre outros.
O projeto futurista foi resultado do trabalho de um consórcio português liderado pela Sociedade de Engenharia e Transformação (SET.SA), que reuniu a Embraer Portugal, o Instituto Superior Técnico (IST), a Almadesign, o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e o apoio da Embraer AS (Brasil).