Os cientistas acreditavam que um arco-íris seria impossível na atmosfera seca e inconsistente do Planeta Vermelho, já que esta raridade óptica requer miríades de gotículas d'água para refratar os raios de luz solar.
A atmosfera marciana consiste em 95% de dióxido de carbono tóxico. Cerca de 4% é nitrogênio e argônio, enquanto apenas um por cento é oxigênio e vapor d'água. Embora indicadores químicos e físicos difiram significativamente de os da Terra, alguns fenômenos naturais parecem ser possíveis em ambos os mundos.
Many have asked: Is that a rainbow on Mars? No. Rainbows aren't possible here. Rainbows are created by light reflected off of round water droplets, but there isn't enough water here to condense, and it’s too cold for liquid water in the atmosphere. This arc is a lens flare. pic.twitter.com/mIoSSuilJW
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) April 6, 2021
Muitos perguntariam: isso é um arco-íris em Marte? Não. Arco-íris são impossíveis aqui. Arco-íris são criados pela luz refletida em gotículas d'água redondas, mas não há água suficiente aqui para condensar, e é muito frio para água líquida na atmosfera. Este arco é um alargamento de lente.
O espectro colorido poderia ser causado por uma partícula de poeira refletindo a luz solar dentro da ótica da câmera, análogo de um reflexo da luz na lente, segundo Dave Lavery, executivo do programa de Exploração do Sistema Solar da NASA, citado pelo Forbes.
"O rover está quase ao norte do helicóptero, então a câmera está olhando quase direto para o sul por volta de 14h00 hora solar local de Marte quando estas imagens foram tiradas, que são condições ideais para a luz interferir em uma lente da câmera", disse o especialista.
No entanto, alguns pesquisadores acreditam que o arco-íris poderia também ser causado por cristais de gelo, uma vez que a neve foi observada nas regiões polares em Marte.
A principal missão do Perseverance, que pousou em Marte em 18 de fevereiro, é buscar evidências de antigos micróbios que podem ter vivido em Marte.