A cerimônia de apresentação decorreu na base da Força Aérea de Eglin, na Flórida.
"Imbatível no combate aéreo, o F-15 Eagle simbolizou a superioridade aérea na mente de nossos inimigos, aliados e dos norte-americanos por mais de 45 anos, mas isso não significa que vá voar para sempre. Escutamos a demanda de nossos pilotos [...] Tenho o prazer de dizer que respondemos de maneira arrojada e decisiva, com uma plataforma comprovada, modernizada e otimizada para manter a superioridade aérea agora e no futuro", afirmou Duke Richardson.
O EX é a primeira aeronave da Força Aérea a ser completamente testada e implantada através de esforços combinados de desenvolvimento e testes operacionais.
O F-15EX é uma aeronave de dois lugares com tecnologias avançadas, como radar de varredura eletrônica ativa (AESA, na sigla em inglês) APG-82, sistemas de alarme de aproximação de mísseis, sistema de controle de superfícies móveis por computador fly-by-wire, sistema de alerta e sobrevivência passivo/ativo Eagle (EPAWSS, na sigla em inglês), motores General Electric F110-GE-129 e computador de missão ADCP-II.
De acordo com o comunicado da Boeing, a Força Aérea dos EUA planeja adquirir 144 caças deste modelo para substituir os F-15C/D, bem como atualizar a frota de F-15.
As aeronaves contarão com mais armas do que qualquer outro avião de combate de sua classe, podendo lançar mísseis hipersônicos de até 6,7 metros de comprimento e de até três toneladas de peso.