A Equipe de Planejamento de Projetos Avançados da Marinha Real britânica apresentou um novo conceito de "submarino híbrido" chamado Atlantis, informa o portal Naval Technology.
O conceito implica o desenvolvimento de um submarino semiautônomo que operará como parte de um grupo de plataformas não tripuladas controladas remotamente.
Segundo o portal, trata-se de uma espécie de navio-mãe, que será capaz de implantar veículos submarinos não tripulados que operem em áreas inacessíveis (ou de alta periculosidade) para o uso de submarinos tripulados.
A apresentação mostra que contará com um enxame de drones submarinos utilizados para detectar submarinos inimigos e bloquear áreas de combate, bem como com submergíveis não tripulados suficientemente grandes para realizar operações de longo alcance.
De acordo com o projeto, o equipamento contará com torpedos leves e pesados de última geração, bem como capacidade autônoma de busca de minas navais. Além disso, contará com mísseis submarinos de precisão PrSM.
A comunicação e a retransmissão do Atlantis serão proporcionadas por satélites em órbita terrestre baixa, que permitirão ao submarino e seus veículos interagir com navios de superfície como, por exemplo, fragatas do projeto 26, fragatas antissubmarino e navios espiões.