O Djibuti é um pequeno país estratégico localizado no Chifre da África que é liderado com punho de ferro por Guelleh há 22 anos.
© REUTERS / Abdourahim ArtehA primeira-dama de Djibuti, Kadra Mahamoud Haid, deposita seu voto durante as eleições presidenciais, em 9 de abril de 2021
A primeira-dama de Djibuti, Kadra Mahamoud Haid, deposita seu voto durante as eleições presidenciais, em 9 de abril de 2021
© REUTERS / Abdourahim Arteh
O presidente, de 73 anos, disputava um quinto e, teoricamente, último mandato contra Zakaria Ismail Farah, empresário de 56 anos que ingressou recentemente na política e cujas chances de vitória pareciam mínimas.
"O presidente Ismaёl Omar Guelleh obteve 167.535 votos, ou 98,58% [...] Estes são os resultados provisórios da eleição presidencial de 9 de abril de 2021", anunciou Moumin Ahmed Cheick, Ministro do Interior do país, na televisão pública RTD.
Ele acrescentou que Farah obteve menos de 5.000 votos. Os resultados finais serão "divulgados em breve pelo Conselho Constitucional".
Em 2016, durante a eleição presidencial anterior, Guelleh foi eleito com cerca de 87% dos votos, novamente no primeiro turno.