No dia 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin se transformou no primeiro ser humano do mundo a orbitar o planeta Terra no espaço, a bordo da nave Vostok 1.
"Nesta segunda-feira (12), o nosso setor não festeja apenas mais um aniversário e relembra o passado. Também olhamos para o futuro. Estamos no limiar de transformações muito importantes em nosso setor", disse Rogozin em um vídeo publicado pela Agência Federal Espacial da Rússia, a Roscosmos.
Друзья, соотечественники! Поздравляю вас с 60-летием великого полёта Юрия Гагарина в космос! Слава советским героям-первооткрывателям космического пространства!
— РОГОЗИН (@Rogozin) April 11, 2021
Желаю новых побед продолжателям дела наших отцов - работникам ракетно-космической отрасли России!
С Днём космонавтики! pic.twitter.com/EHUDwanKa7
Amigos, compatriotas! Parabenizo-os pelo 60º aniversário do grande voo de Yuri Gagarin ao espaço! Glória aos heróis-pioneiros soviéticos do espaço sideral! Desejo novas vitórias aos sucessores da obra de nossos pais - os trabalhadores da indústria espacial e de foguetes na Rússia! Feliz Dia da Cosmonáutica!
Nesse sentido, o diretor explicou que a agência passará a utilizar novos foguetes espaciais e também retomará as missões de exploração da Lua.
Rogozin também destacou as "possibilidades colossais para a cooperação internacional" na exploração espacial e enfatizou que muitos países querem colaborar e trabalhar com a Rússia.