Chanceler iraniano acusa Israel de provocar explosão na usina nuclear de Natanz e jura vingança

© AP Photo / Hasan SarbakhshianInstalações nucleares de Natanz situadas ao sul de Teerã
Instalações nucleares de Natanz situadas ao sul de Teerã - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2021
Nos siga no
Na manhã de domingo (11), a Organização de Energia Atômica do Irã reportou uma explosão na usina nuclear de Natanz, que afirmou não ter havido fatalidades ou poluição ambiental.

O ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, culpou Israel pelo sucedido, acusando o Estado judeu de sabotagem da usina nuclear.

"Os sionistas querem se vingar de nosso progresso no encaminhamento da suspensão de sanções […]. Eles [israelense] disseram publicamente que não permitiriam que isso acontecesse. Mas nós teremos nossa vingança dos sionistas", declarou Zarif, citado pela televisão estatal.

Saeed Khatibzadeh, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, caracterizou o acontecimento como um "ato de terrorismo nuclear audaz em solo iraniano", citado pela Press TV.

O porta-voz da chancelaria iraniana foi mais longe ao considerar a sabotagem da usina nuclear em causa como um "ato contra a humanidade", pois, mesmo que não tenha havido consequências humanas e ambientais negativas, "poderia causar um desastre".
Adicionalmente, Khatibzadeh informou que Irã vai substituir as centrífugas danificadas na usina nuclear de Natanz por outras mais modernas.
© AP Photo / Imprensa AssociadaMáquinas centrífugas na instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, a 250 quilômetros da capital Teerã (foto de arquivo)
Chanceler iraniano acusa Israel de provocar explosão na usina nuclear de Natanz e jura vingança - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2021
Máquinas centrífugas na instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, a 250 quilômetros da capital Teerã (foto de arquivo)

Ali Akbar Salehi, diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, classificou o incidente como um "ato de terrorismo nuclear", afirmando que a República Islâmica terá o direito de responder contra os responsáveis pelo sucedido.

Seria Israel o culpado?

Fontes, sob condição de anonimato, relataram ao jornal norte-americano The New York Times uma operação secreta de Israel, acrescentando que "a explosão provocou um duro golpe à capacidade do Irã para enriquecer urânio, e que levaria no mínimo nove meses para restaurar a produção em Natanz".

© AP Photo / Sebastian ScheinerPremiê israelense, Benjamin Netanyahu, apresentando materiais sobre o suposto programa nuclear iraniano em Tel Aviv
Chanceler iraniano acusa Israel de provocar explosão na usina nuclear de Natanz e jura vingança - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2021
Premiê israelense, Benjamin Netanyahu, apresentando materiais sobre o suposto programa nuclear iraniano em Tel Aviv
Israel é, deste modo, o principal suspeito, uma vez que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, teria declarado que não confiava na nação persa, e que faria tudo para prevenir que Teerã viesse a adquirir armas nucleares, mesmo que o último tenha várias vezes assegurado que a natureza de seu programa nuclear é somente civil.

A explosão sucedeu as conversações em Viena entre os membros do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), que pretendem levar os EUA e o Irã de volta ao acordo nuclear, após Washington ter se retirado unilateralmente do mesmo em 2018, sob a presidência de Trump, e reimposto sanções duras a Teerã.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала