A Huawei lançará rede 6G em 2030, anunciou Xu Zhijun, presidente rotativo da empresa chinesa, citado na quarta-feira (14) pela emissora CGTN.
Segundo a mídia, a gigante chinesa Huawei já está "significativamente à frente de seus rivais" na tecnologia 5G, com 32,8% da fatia mundial desse mercado de equipamento de comunicações, estando também adquirindo vantagem com 6G.
Xu também revelou que a Huawei publicará em breve um relatório técnico com detalhes da tecnologia 6G.
A velocidade dessa rede poderá alcançar 1.000 gigabytes por segundo, ou 50 vezes mais rápida que a rede 5G, e também a supera em muitos outros parâmetros, como uma latência dez vezes inferior. A agência Bloomberg, por sua vez, estima que redes 6G possam ser até 100 vezes mais rápidas que as 5G.
É esperado que a sexta geração de rede de Internet móvel possa se conectar a dispositivos muito mais complexos, incluindo carros automatizados, permitindo também tornar realidade hologramas em tempo real, ou veículos voadores.
Vários países já anunciaram planos de desenvolver redes 6G para obter vantagens sobre seus concorrentes, principalmente EUA, China e a União Europeia.