Quantos tiranossauros aterrorizaram a Terra? Cientistas sugerem número assustador

© Foto / Pixabay / bergslayTiranossauro (imagem referencial)
Tiranossauro (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2021
Nos siga no
Uma equipe de pesquisadores da Califórnia, EUA, onde viveu uma concentração de tiranossauros, estudou os dinossauros e revelou estimativas sobre dados populacionais destes predadores.

Existiram 2,5 bilhões de tiranossauros durante todo o período de 2,4 milhões de anos em que viveram na Terra, segundo um estudo publicado na revista Science.

Uma equipe da Universidade da Califórnia, liderada pelo pesquisador Charles Marshall, decidiu analisar a espécie usando a Lei de Damuth, que leva em consideração a relação entre o tamanho do corpo e a densidade populacional, sua posição na cadeia alimentar e a fisiologia.

Assim, considerando suas taxas de crescimento e tamanhos, a densidade populacional média do tiranossauro foi estimada em cerca de 3.800 concentrados em uma área equivalente a pouco mais de 100 km².

Além disso, os pesquisadores fizeram uma estimação de 20.000 tiranossauros vivendo em qualquer período de tempo de sua existência.

A abundância dos tiranossauros, que viveram entre 68 milhões e 66 milhões de anos atrás, tem sido considerada maior que a esperada de um predador típico, sugerindo que os adultos desses dinossauros não competiam com seus juvenis pelas mesmas fontes de alimento.

Apesar de tudo, a espécie de dinossauros com maior número de fósseis corresponde aos triceratops.

Os cientistas continuam referindo uma alta margem de erro na pesquisa, principalmente com a estimativa de apenas ter sido encontrado um em cada 80 milhões dos fósseis desses dinossauros, mas apontam que "nossa capacidade de inferir o tamanho da população de taxa extinta excede muito o que se pensava ser possível há mais de 75 anos".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала