Neste sábado (17), um grupo de militantes atacou dois poços de petróleo em Kirkuk, no norte do Iraque, segundo o Ministério do Petróleo do país. O ataque aconteceu no campo de petróleo de Bai Hassan e "não causou incêndio ou dano, não afetou a produção ou interrompeu o bombeamento de óleo do poço", segundo o comunicado.
Explosion of an IED in oil well No. 105 in Bai Hassan oil field close to Dubz district, north west of Kirkuk Friday late at night, a source in North Oil Company in Kirkuk told KirkukNow.
— KirkukNow (@Kirkuknow_DT) April 17, 2021
Damages to repaired today, he added. Contract of security was signed with the locals. pic.twitter.com/J1Tab3PJhm
Explosão de um artefato explosivo improvisado no poço de petróleo nº 105 no campo de petróleo de Bai Hassan perto do distrito de Dubz, a noroeste de Kirkuk na sexta-feira [16] à noite, disse uma fonte da North Oil Company em Kirkuk à KirkukNow. Danos serão reparados hoje [17], acrescentou a fonte. Contrato de segurança foi assinado com os moradores.
O ministério disse que explosivos foram usados no ataque, mas não especificou os detalhes. Nenhuma organização assumiu a responsabilidade pelo incidente até agora.
No final de março, uma explosão foi reportada em Bagdá, deixando um civil morto e algumas pessoas feridas. Segundo autoridades iraquianas, a explosão teria sido impulsionada por duas granadas em uma moto parada na parte leste da capital.