Segundo informa a agência Reuters, o acordo inclui um contrato de US$ 1,65 bilhão (cerca de R$ 9,2 bilhões) destinado ao estabelecimento e operação de um centro de treinamento para a Força Aérea da Grécia, através da Elbit Systems (ESLT.TA), principal empresa israelense de produção e exportação de tecnologia militar, por um período de 22 anos.
Este centro de treinamento deverá ser criado pela Academia da Força Aérea de Israel, e ser equipado com dez aeronaves M-346, da companhia italiana Leonardo (LDOF.MI), informa o Ministério da Defesa israelense.
A Elbit fornecerá ferramentas para atualizar e operar as aeronaves T-6 da Grécia e também fornecerá treinamento, simuladores e suporte logístico, de acordo com a mídia.
"Estou certo que este programa aumentará as capacidades [da Grécia], fortalecerá as economias de Israel e da Grécia, e portanto, a parceria entre nossos países se aprofundará nos níveis militar, econômico e político", declarou Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel, citado pela Reuters.
O anúncio deste contrato se segue ao encontro entre os ministros das Relações Exteriores de Israel, Grécia, Chipre e Emirados Árabes Unidos, na sexta-feira (16), em Chipre. Neste encontro, os diplomatas concordaram em fortalecer a cooperação entre suas nações.