Batizado de SCB-2019, o imunizante é pensado para a injeção de duas doses com intervalo de 22 dias entre as aplicações. Esta é a sexta vacina contra o novo coronavírus que será testada no Brasil.
O imunizante será aplicado em voluntários brasileiros no Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Os participantes deverão ter 18 anos ou mais.
"Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas", escreveu a Anvisa, em nota publicada nesta segunda-feira (19).
Em todo o mundo, a vacina da Sichuan Clover Biopharmaceuticals será testada em até 30 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, África do Sul e Europa.
Segundo a Anvisa, desde o reconhecimento de calamidade pública no Brasil em virtude da pandemia do novo coronavírus, a agência "tem adotado estratégias para dar celeridade às análises e às decisões sobre qualquer demanda que tenha como objetivo o enfrentamento da COVID-19".
"Uma dessas estratégias foi a criação de um comitê de avaliação de estudos clínicos, registros e mudanças pós-registros de medicamentos para prevenção ou tratamento da doença. O grupo também atua em ações para reduzir o risco de desabastecimento de medicamentos com impacto para a saúde pública devido à pandemia", disse o órgão.