O iceberg desapareceu recentemente após derreter em partes cada vez menores, segundo o jornal The Independent.
Pesando um bilhão de toneladas, sendo dono de uma superfície de aproximadamente 5.800 quilômetros quadrados e tendo se desprendido da Antártica em 2017, o A68 passou os últimos três anos sendo empurrado lentamente para norte pelos ventos e correntes predominantes, e estava no limite do gelo marinho do continente.
O iceberg partiu em pedaços cada vez menores a aproximadamente 225 quilômetros a nordeste da Geórgia do Sul.
The US National Ice Center: announced that the world's largest iceberg, A68, which broke off from Antarctica in 2017 and covers an area of about 6,000 km2 when it leaves, has melted away.
— 🪐 JEO HR 8844 HD (@jeoHR8844HD) April 18, 2021
🌍😥 pic.twitter.com/H3CGUipRtb
O Centro Nacional de Iceberg dos EUA anunciou que o maior iceberg do mundo, o A68, que se desprendeu da Antártica em 2017 e cobre uma área de aproximadamente seis mil quilômetros quadrados quando se desprendeu, se derreteu durante o percurso.
Seu deslocamento preocupa, já que pode colidir com as ilhas da Geórgia do Sul e provocar danos na vida silvestre da região, habitada por importantes colônias de pinguins e focas.
Em caso de colisão, as rotas normais de alimentação dos pinguins, focas e outros animais poderiam ser bloqueadas, o que dificultaria a alimentação destes animais e suas crias.
"Quando se desprendeu pela primeira vez, o iceberg A68 era aproximadamente 400 vezes mais comprido do que grosso, uma forma muito diferente do que normalmente se imagina de um iceberg [...]. Esperamos que não passe muito tempo antes de o A68 se romper em pedaços menores, porém, na realidade, passou vários anos e centenas de quilômetros à deriva antes de derreter", afirmou Adrian Luckman, professor de Geologia da Universidade de Swansea, Reino Unido.
O episódio chamou atenção nas redes sociais, com pessoas do mundo todo seguindo o trajeto do A68 e compartilhando imagens de satélite do momento em que o iceberg congelado se aproximava das ilhas britânicas. Porém, o A68 já não existe mais.