De acordo com o jornal The Indian Express, em um aviso classificado como de gravidade "alta", a CERT-In observou que as vulnerabilidades foram detectadas em determinadas versões do WhatsApp e do WhatsApp Business em dispositivos com o sistema operacional Android e iOS.
"Foram reportadas múltiplas vulnerabilidades nos aplicativos do WhatsApp que poderiam permitir que um ataque remoto execute um código arbitrário ou acesse informações confidenciais em um sistema específico", ressalta o aviso.
"Se você está usando WhatsApp Web, seu número de celular e mensagens estão sendo indexadas pelo Google outra vez", assegura o especialista em sua conta do Twitter https://t.co/M8f0KQRuED
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 19, 2021
Estas vulnerabilidades existem na plataforma do aplicativo devido a um problema de configuração do cache e à falta de uma canalização de decodificação de áudio, o que poderia dar aos hackers a possibilidade de "executar o código arbitrário ou acessar informações confidenciais em um sistema alvo".
Para prevenir a ameaça, a CERT-In sugere aos usuários que atualizem seu WhatsApp para as últimas versões, tanto no Android como no iOS.