Os F-35 Lightning II da Força Aérea dos EUA contarão com um tablet de comando com aplicativos de combate, segundo o portal The Drive.
A Força Aérea norte-americana transmitiu pela primeira vez dados ao vivo diretamente dos sistemas de bordo do caça F-35 para um destes dispositivos durante testes em terra, realizados na base aérea de Nellis.
O teste, realizado no dia 31 de março, que é parte de um experimento de otimização dos caças, permitiu que o piloto carregasse os programas para ajudá-lo a superar os sistemas de defesa aérea hostis e utilizar inteligência artificial para combater essas ameaças.
O primeiro destes aplicativos é o Portal de Gestão do Campo de Batalha, que fornece informações sobre as ameaças terra-ar "em um novo formato projetado para maximizar a eficácia na missão de supressão das defesas aérea".
Até o momento, os dados do segundo aplicativo não foram detalhados. Desenvolvido pela área de Programas de Desenvolvimento Avançado da Lockheed Martin, o aplicativo emprega inteligência artificial para "elevar as vantagens do F-35 contra as ameaças avançadas terra-ar ".
Atualmente, os pilotos do F-35 voam com tablets nos joelhos, já que não eram totalmente integrados na cabine, e não podiam ser conectados fisicamente ao avião para receber dados em tempo real de seus sistemas.
Esta informação antes era apresentada na tela tátil LCD do F-35, que podia ser personalizada para apresentar diferentes dados, e através do visor montado no capacete do piloto.