Na terça-feira (20), o ministro das Relações Exteriores grego, Nikos Dendiase, e seu homólogo da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, se encontraram em Riad para assinar o acordo de empréstimo de um sistema de defesa aérea dos EUA, o Patriot, pela Grécia ao país árabe. O intuito é que o sistema proteja as instalações de energia sauditas, de acordo com a Reuters.
"Assinamos um acordo para mover uma bateria Patriot aqui na Arábia Saudita, este é um grande passo para o nosso país no que diz respeito à cooperação com os países do Golfo, e também uma contribuição para uma maior segurança das fontes de energia para o Ocidente", disse Dendiase citado pela mídia.
O ministro grego também destacou que os dois países assinaram um acordo de cooperação com o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).
Constantemente, a Arábia Saudita sofre ataques executados pelo movimento houthi através do lançamento de drones, que tem como alvo instalações de energias, refinarias e até mesmo locais importantes na capital Riad.
No mês passado, os houthis rejeitaram proposta de cessar-fogo feita pelo país saudita, uma vez que não incluía a suspensão dos bloqueios aéreos e marítimos impostos pela coalizão militar liderada pela Arábia Saudita, presente nos territórios controlados pelos houthis no norte do Iêmen.
O sistema de defesa aérea Patriot é projetado principalmente para conter ataques de mísseis balísticos de alta altitude, com os quais o país saudita também teve de lidar desde sua intervenção no Iêmen.