Subramanian Swamy, parlamentar do partido governista indiano BJP, sugeriu que os EUA têm enviado "dicas sombrias" ao seu país sobre a compra indiana do sistema de mísseis S-400 da Rússia.
Em um tweet nesta quarta-feira (21), Swamy afirmou que embora todos os olhos estejam voltados para a pandemia, há uma necessidade de estar atento para vigiar as "ameaças nacionais que estão surgindo".
Coronavirus is on a binge, but we cannot overlook national threats brewing. US has started giving dark hints:1. US Naval Battleship enters Indian EEZ waters without prior permission. 2. US puts India almost on par with Pak FATF as “a currency manipulator” ! Why? S400. More hints?
— Subramanian Swamy (@Swamy39) April 21, 2021
O coronavírus está em alta, mas não podemos ignorar as ameaças nacionais que estão surgindo. Os EUA começaram a dar dicas sombrias: 1. O navio de guerra naval dos EUA entra nas águas da Zona Econômica Exclusiva indiana sem permissão prévia. 2. Os EUA colocam a Índia quase ao mesmo nível do Paquistão [no] FATF [Grupo de Ação Financeira Internacional, destinado a combater lavagem de dinheiro] como "uma manipuladora de moedas"! Por quê? S-400. Mais dicas?
Ao comentar informações sobre a administração de Joe Biden nos EUA deixar de lado uma pergunta sobre uma proibição norte-americana de exportação de matérias-primas necessárias para produzir vacinas anti-COVID-19 no Instituto de Sérum da Índia, o líder do BJP também sugeriu que há uma terceira "dica sombria".
This the third hint. Play ball or leave the ball park. Thank you Nilima for bringing this to our notice.
— Subramanian Swamy (@Swamy39) April 21, 2021
Acordei pensando em você, e agradecida por sua sabedoria. Você nos advertiu contra as compras de S-400. Veja onde estamos hoje (21). Reunião da Casa Branca sobre a falta de material na Índia.
Esta é a terceira dica. Ou você joga, ou deixa o jogo. Obrigado, Nilima, por trazer isto ao nosso conhecimento.
Swamy destacou o problema que se criou no relacionamento EUA-Índia após Nova Deli ter finalizado a compra dos sistemas de defesa antiaérea S-400 de produção russa. A Índia assinou um acordo de US$ 5,5 bilhões (R$ 30,63 bilhões) de compra de cinco regimentos do sistema S-400 em 2018, embora o sistema de defesa ainda não tenha sido entregue.
O acordo de defesa provocou indignação nos EUA, com Bob Menendez, senador e presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, recentemente chamando a compra de "motivo de preocupação".
Os EUA argumentam que, de acordo com o Ato Contra Adversários da América Através de Sanções (CAATSA, na sigla em inglês), a compra dos S-400 pela Índia "constituirá claramente uma transação significativa, e portanto sancionável, com o setor de defesa russo".
Apesar destas ameaças, Nova Deli tem até agora resistido publicamente às pressões americanas.