É o que aponta uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos pela Ipsos, publicada nesta quarta-feira (21). Segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados consideram Chauvin culpado pelo assassinato de George Floyd. Entre os apoiadores do Partido Democrata, 85% concordam com o veredito; entre os republicanos, 55% concordam.
Por outro lado, 13% de todos os participantes afirmaram que Derek Chauvin "não é culpado" pelo assassinato. Entre os republicanos, 23% pensam desta maneira, enquanto 10% dos democratas pensam assim.
De todos os entrevistados, 11% acreditam que a morte de Floyd "foi um acidente", enquanto 5% acreditam que o policial Chauvin "não fez nada de errado".
A Ipsos revela ainda que 4% dos entrevistados pretendem se juntar a manifestações e protestos contra o veredito desta terça-feira (20).
A pesquisa foi realizada na noite desta terça-feira (20), logo após o veredito judicial, e entrevistou 1.000 adultos de 18 a 65 anos dos Estados Unidos.
Na terça-feira (20), um júri considerou o policial de Minneapolis Derek Chauvin culpado em todas as três acusações de homicídio: homicídio culposo; negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de Floyd; causar a morte, sem intenção, através de um ato perigoso, sem consideração pela vida humana.