O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo) prendeu nesta quinta-feira (22) um homem russo na Crimeia sob suspeita de traição por supostamente entregar informações secretas sobre a frota russa do mar Negro à Ucrânia, informou à Sputnik o departamento do FSB na Crimeia.
O cidadão russo, que não foi identificado, foi preso na capital da Crimeia, Sevastopol, por supostamente reunir e entregar segredos à inteligência militar ucraniana sobre a frota russa que está baseada no mar Negro, afirmaram os serviços de segurança russos.
Na semana passada, o cônsul da Ucrânia foi detido na Rússia ao receber informação secreta. Aleksandr Sosonyuk, cônsul do Consulado-Geral da Ucrânia na cidade de São Petersburgo, foi detido em flagrante enquanto recebia informação classificada durante um encontro com um cidadão russo.
Relação difícil
A prisão ocorreu em meio a tensões agudas entre Moscou e Kiev. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, chegou à Crimeia nesta quinta-feira (22) para supervisionar exercícios militares de grande escala.
A Rússia e a Ucrânia têm visto suas relações piorar desde 2014, após a crise político-econômica na Ucrânia que resultou, entre outros, na reunificação da península da Crimeia com a Federação da Rússia. Nos últimos meses, as tensões entre Moscou e Kiev aumentaram, com o ressurgimento dos confrontos entre o Exército ucraniano e os independentistas do leste da Ucrânia.