A primeira unidade do Exército dos Estados Unidos na Europa recebeu o sistema de Defesa Aérea de Curto Alcance (M-SHORAD, na sigla em inglês), segundo o comunicado do Exército americano divulgado na sexta-feira (23).
O 5º Batalhão do 4º Regimento de Artilharia de Defesa Aérea, uma unidade subordinada ao Comando de Defesa Antiaérea e Antimíssil do 10º Exército norte-americano em Ansbach, Alemanha, foi o primeiro a receber o armamento e continuará testando os sistemas M-SHORAD.
"Esta é de verdade uma prova do compromisso de nosso exército em aumentar a capacidade de defesa antiaérea e antimísseis da força conjunta, e especialmente aqui, na Europa", disse o general de brigada Gregory J. Brady, chefe do Comando de Defesa Antiaérea e Antimíssil.
O sistema M-SHORAD é instalado em veículos de combate Stryker A1 e inclui um conjunto de equipamento de missão projetado pela empresa Leonard DRS. O equipamento inclui um lançador de mísseis Stinger da empresa norte-americana Raytheon. O fabricante General Dynamics Land Systems recebeu um contrato de US$ 1,2 bilhão (R$ 6,5 bilhões) para construir e entregar o sistema até outubro de 2020.
O sistema M-SHORAD é projetado para defender tropas e instalações contra sistemas não tripulados e também contra ameaças de helicópteros e aviões. As variantes futuras do sistema incluirão outros interceptores cinéticos e capacidade de energia dirigida, que não apenas defenderão contra drones e aeronaves tripuladas, mas também contra foguetes, artilharia e morteiros.