Arábia Saudita está negociando venda de 1% da Aramco para investidor estrangeiro

© AP Photo / Amr NabilInstalação petrolífera da empresa Saudi Aramco
Instalação petrolífera da empresa Saudi Aramco - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2021
Nos siga no
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, disse hoje (27) na televisão estatal que o reino está em discussões para vender 1% da petrolífera estatal Saudi Aramco para uma companhia líder do setor de energia.

Mohammed bin Salman afirmou que a Saudi Aramco, a maior empresa de petróleo do mundo listada na bolsa saudita no final de 2019, poderia vender mais ações, inclusive para investidores internacionais, dentro de um ou dois anos.

© REUTERS / Casa Real Saudita Príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, durante cerimônia de graduação de cadetes em Riad, Arábia Saudita (foto de arquivo)
Arábia Saudita está negociando venda de 1% da Aramco para investidor estrangeiro - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2021
Príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, durante cerimônia de graduação de cadetes em Riad, Arábia Saudita (foto de arquivo)
"Há conversas agora para a aquisição de 1% das ações por uma companhia líder do mercado global de energia em um acordo importante que aumentaria as vendas da Aramco em [...] um grande país", disse Mohammed bin Salman, sem acrescentar mais detalhes.

"Há negociações com outras empresas para diferentes participações, e parte das ações da Saudi Aramco poderia ser transferida para o Fundo de Investimento Público [saudita] e parte listada [...] na bolsa saudita", disse o príncipe herdeiro em entrevista exibida por uma emissora saudita para marcar o quinto aniversário do projeto de diversificação da economia do reino árabe, batizado de Visão 2030.

© AP Photo / John MooreFuncionário da petroleira saudita Aramco observa plataforma no campo petrolífero de al-Howta
Arábia Saudita está negociando venda de 1% da Aramco para investidor estrangeiro - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2021
Funcionário da petroleira saudita Aramco observa plataforma no campo petrolífero de al-Howta
A oferta pública inicial da Saudi Aramco em 2019 foi vista como um pilar do programa de diversificação econômica que visa atrair investimentos estrangeiros à Arábia Saudita.

A Saudi Aramco levantou $ 25,6 bilhões (cerca de R$ 140 bilhões) na Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) e, depois, vendeu mais ações sob uma "opção verde", para aumentar o total para $ 29,4 bilhões (aproximadamente R$ 160 bilhões).

Os rendimentos dessa oferta foram transferidos para o Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês), o veículo de escolha do príncipe herdeiro para transformar a economia saudita e diversificá-la a partir das receitas do petróleo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала