EUA vão liberar 60 milhões de doses de vacina contra a COVID-19 para outros países, diz conselheiro

© REUTERS / Alessando GarofaloEm Fasano, na Itália, um profissional de saúde prepara uma dose da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneza/Oxford, em 13 de abril de 2021
Em Fasano, na Itália, um profissional de saúde prepara uma dose da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneza/Oxford, em 13 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2021
Nos siga no
Os Estados Unidos pretendem liberar 60 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus da AstraZeneca/Oxford para outros países, conforme o fornecimento de imunizantes se amplia.

É o que garantiu Andrew Slavitt, conselheiro sênior da equipe de resposta à COVID-19 do presidente norte-americano, Joe Biden, na manhã desta terça-feira (27).

Slavitt confirmou que a administração Biden está analisando opções para compartilhar cerca de 60 milhões de vacinas da AstraZeneca/Oxford com outros países nos próximos dois meses.

© REUTERS / Erin ScottO presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acena em Washington, nos Estados Unidos, no dia 10 de abril de 2021
EUA vão liberar 60 milhões de doses de vacina contra a COVID-19 para outros países, diz conselheiro - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2021
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acena em Washington, nos Estados Unidos, no dia 10 de abril de 2021

Dentre as vacinas que serão enviadas para o exterior, dez milhões de doses serão distribuídas globalmente logo após a agência sanitária norte-americana, a Administração de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) conceder sua autorização. Em relação às outras 50 milhões de doses, a expectativa é de que sejam liberadas nos próximos meses.

Slavitt já havia adiantado a possibilidade em declaração ainda na segunda-feira (26), através de suas redes sociais.

​Urgente: os EUA devem liberar 60 milhões de doses da AstraZeneca para outros países assim que estiverem disponíveis.

O conselheiro da Casa Branca também disse que o governo Biden está atualmente no processo de localizar as matérias-primas necessárias na Índia para fabricar mais vacinas.

Fora dos países ricos há dificuldades para o acesso às doses das vacinas contra a COVID-19, sendo que muitas nações dependem da distribuição via iniciativas como a COVAX, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

© REUTERS / David RyderMulher recebe dose de vacina contra o coronavírus em Seattle, nos EUA
EUA vão liberar 60 milhões de doses de vacina contra a COVID-19 para outros países, diz conselheiro - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2021
Mulher recebe dose de vacina contra o coronavírus em Seattle, nos EUA

Os EUA são atualmente o país com mais doses de vacinas contra a COVID-19 aplicadas. Conforme levantamento do site Our World in Data, o país já vacinou mais de 140 milhões de pessoas com pelo menos a primeira dose de uma vacina contra o novo coronavírus.

No total de doses aplicadas, os EUA são seguidos de perto pela China. Enquanto os norte-americanos aplicaram 230,77 milhões de doses da vacina contra a COVID-19, os chineses aplicaram 229,49 milhões de doses. Logo depois vem a Índia, com 142,52 milhões de doses aplicadas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала