Um piloto da Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês) morreu e três pessoas ficaram feridas depois que um helicóptero caiu na costa de Getafe, em Bohol, Filipinas, informaram autoridades ao portal ABS-CBN News nesta terça-feira (27).
"Podemos confirmar que temos uma aeronave abatida nas proximidades de Bohol", afirmou à mídia o porta-voz da PAF, tenente-coronel Maynard.
O helicóptero, um McDonnell Douglas MD-500 Defender, sofreu um acidente por volta das 9h40 (23h40 de segunda-feira no horário de Brasília), durante um voo de manutenção na ilha de Mactan, segundo Mariano.
JUST IN: Reports of an accident involving a Philippine Air Force helicopter off Getafe, Bohol this morning. Fishermen in the area witnessed the search & rescue operation. PAF says it will issue a statement | @cnnphilippines
— David Y. Santos (@davidyusantos) April 27, 2021
📷 Narz Tacatani Jr pic.twitter.com/rPj8nhzQgm
Última hora: relatos de um acidente envolvendo um helicóptero da Força Aérea das Filipinas na costa de Getafe, Bohol, esta manhã [27]. Pescadores da região testemunharam a operação de busca e resgate. PAF afirma que emitirá comunicado
O piloto morreu no local enquanto o copiloto e dois membros da tripulação conseguiram pular no mar antes do acidente, de acordo com o relatório inicial da polícia. Os três sobreviventes foram levados para o hospital depois de terem sido resgatados por pescadores locais.
"Os homens e mulheres da Força Aérea das Filipinas, liderados pelo tenente-brigadeiro Allen Paredes [comandante-geral da PAF], lamentam profundamente a perda de um membro da tripulação que ofereceu sua vida no cumprimento do dever […]. O PAF fornecerá toda a assistência e ajuda financeira necessária para a família enlutada", lê-se no comunicado da PAF citado pela mídia.
Questionado sobre a causa do incidente, Mariano afirmou que "no momento, ainda está sob investigação".