Conselho Europeu aprova acordo comercial com Reino Unido, entrando em vigor em 1º de maio

© REUTERS / Neil HallBandeira britânica hasteada em frente à torre do relógio Big Ben em Londres, Reino Unido, 17 de junho de 2016
Bandeira britânica hasteada em frente à torre do relógio Big Ben em Londres, Reino Unido, 17 de junho de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2021
Nos siga no
Após o Parlamento Europeu ter ratificado o acordo comercial entre o Reino Unido e a União Europeia na quarta-feira (28), o Conselho Europeu também o aprovou nesta quinta-feira (29).

O Conselho Europeu adotou na quinta-feira (29) o acordo de parceria comercial pós-Brexit celebrado pela União Europeia e o Reino Unido, completando seu processo de ratificação.

"O Conselho adotou hoje [29] uma decisão sobre a conclusão do acordo de comércio e cooperação UE-Reino Unido, e o acordo de segurança da informação. Este é o último passo para a UE na ratificação dos acordos", relatou o comunicado.

"Em 1º de maio de 2021, os dois acordos entrarão em vigor", detalhou o Conselho da União Europeia.

Bruxelas e Londres concluíram os termos do acordo em 24 de dezembro de 2020, uma semana antes do final de um período de transição de 11 meses, que entrou em vigor no ano passado, depois que o Reino Unido deixou a União Europeia em 31 de janeiro de 2020.

O acordo de parceria entrou provisoriamente em vigor em 1º de janeiro de 2021, restando na época a ratificação pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia.

O Parlamento Europeu ratificou o acordo comercial na quarta-feira (28).

O processo de ratificação em Bruxelas se atrasou depois que o bloco europeu expressou insatisfação com a decisão unilateral do Reino Unido de estender os períodos de tolerância para os controles fronteiriços das mercadorias que entram na Irlanda do Norte provenientes do resto do Reino Unido.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала