A empresa norte-americana Stratolaunch Systems Corporation, criada pelo falecido cofundador da Microsoft, Paul Allen, anunciou na quinta-feira (29) que completou com sucesso o segundo teste de voo da maior aeronave já construída, apelidada de Roc.
O Roc decolou aproximadamente às 10h30 (14h30, no horário de Brasília) até atingir uma altura de pouco mais de três quilômetros acima do deserto de Mojave, na Califórnia, nos EUA. Nas imagens divulgadas pela empresa, a gigantesca aeronave pode ser vista pousando no campo de aviação após um voo de três horas e 14 minutos.
Currently performing various flight test maneuvers. pic.twitter.com/u9uMWzfrEK
— Stratolaunch (@Stratolaunch) April 29, 2021
Atualmente realizando várias manobras de teste de vôo.
"O voo de hoje [29], na primeira avaliação, pareceu extremamente bem-sucedido", disse um representante da Stratolaunch a repórteres, explicando que o processo foi concluído sem nenhuma notificação e que eles estão "muito satisfeitos" com o estado da aeronave no pouso.
A maior aeronave do mundo tem duas fuselagens de 72 metros, seis grandes motores turboélice e uma envergadura de 117 metros. Possui uma área equivalente a um campo de futebol e é um recorde na história da aviação.
Touchdown!! Successful flight tests to round out the day. What a beautiful sight. pic.twitter.com/gdssjvoN8x
— Stratolaunch (@Stratolaunch) April 29, 2021
Aterrissagem!! Testes de voo bem-sucedidos para encerrar o dia. Que bela vista.
Além disso, a espaçonave é planejada para servir como plataforma de lançamento para veículos hipersônicos desenvolvidos pela Stratolaunch: Talon-A, de 8,5 metros de comprimento e 2.722 quilos de peso, capaz de alcançar Mach 6, ou seja, seis vezes a velocidade do som. Os testes do próximo ano devem mostrar que a aeronave é capaz de atingir as condições de voo exigidas para lançar um Talon-A.