A separação da ISS foi realizada por volta das 21h35 (horário de Brasília). "Separação confirmada. O Dragon fará quatro impulsos de partida para se afastar da Estação Espacial Internacional", disse a SpaceX no Twitter.
Undocking confirmed! After 167 days in space – the most for a U.S. spacecraft since the final Skylab mission in 1974 – NASA’s @SpaceX Crew-1 astronauts are coming home. Splashdown is set for 2:57am ET (6:57 UT). Ask questions using #LaunchAmerica. pic.twitter.com/Np49P4mxxl
— NASA (@NASA) May 2, 2021
Desacoplamento confirmado! Depois de 167 dias no espaço - o máximo para uma espaçonave norte-americana desde a missão final do Skylab em 1974 - os astronautas da Crew-1 da NASA e da SpaceX estão voltando para casa. O pouso está definido para 02h57 ET (06h57 UT). Faça perguntas usando #LaunchAmerica.
A bordo da Crew Dragon estão o comandante Michael Hopkins, junto com os astronautas Soichi Noguchi, do Japão, e Victor Glover e Shannon Walker, dos Estados Unidos.
A viagem de volta à Terra deve levar cerca de seis horas e meia. Os quatro astronautas estão programados para pousar no domingo às 03h57 (horário de Brasília), no Golfo do México (06:57 GMT).
A nave SpaceX "Resilience" Crew Dragon chegou à ISS em novembro do ano passado. A missão Crew-1, a primeira missão comercial para a ISS, foi seguida pela Crew-2, que chegou à ISS na semana passada.