As vacinas desembarcaram no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, e foram recepcionadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a representante da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross, e outros parlamentares.
Em uma publicação em suas redes sociais, a deputada Carla Zambelli celebrou o desembarque dos imunizantes ao lado do ministro da Saúde.
Com o Ministro @mqueiroga2 na chegada de 2 milhões de doses da vacina de Oxford via consórcio Covax.
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) May 2, 2021
Só da Covax Facility, o Brasil receberá 42,5 milhões de doses (4 milhões neste fim de semana), resultado da MP 1003, assinada pelo Presidente @JairBolsonaro em setembro de 2020. pic.twitter.com/bctA4a2pEu
Segundo publicação do portal G1, as doses adquiridas complementam o lote total de 3,9 milhões que começou a chegar no Brasil na tarde deste sábado (1º). O lote foi disponibilizado pelo consórcio COVAX Facility, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As vacinas foram fabricadas pela multinacional Catalent, na Coreia do Sul. Essa é a segunda remessa de vacinas que chega ao Brasil via o consórcio COVAX.
A primeira, de pouco mais de um milhão de doses da AstraZeneca/Oxford, foi distribuída a todos os estados e Distrito Federal no mês passado, após desembarque em 23 de março.
"As doses da COVAX Facility são muito importantes para o nosso programa de vacinação. Vamos trabalhar para imunizar a população brasileira toda até o final do ano de 2021, e assim voltarmos à nossa vida normal", disse Queiroga logo após o desembarque dos imunizantes.
O ministro ainda enfatizou que as doses serão distribuídas imediatamente: "Quando as doses chegam elas são automaticamente distribuídas para estados e municípios conforme a orientação do programa nacional de imunização".