A ministra francesa, Annick Girardin, afirmou que ficou "revoltada" ao descobrir que Jersey concedeu 41 licenças de pesca com condições e critérios específicos "decididos unilateralmente e sem explicação".
A ilha britânica importa aproximadamente 95% de sua eletricidade da França por meio de cabos submarinos, segundo o portal Bloomberg.
"Estamos prontos para impor medidas de retaliação que estão no acordo do Brexit", disse Girardin aos legisladores na Assembleia Nacional na terça-feira (4). "Em relação a Jersey, vou lembrá-los sobre o transporte de eletricidade através de cabos submarinos. Lamentaria se tivéssemos que o fazer, mas o faremos se for preciso", afirmou Girardin.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores de Jersey, Ian Gorst, afirmou que a ilha emitiu as licenças conforme o acordo de comércio e cooperação do Reino Unido com a União Europeia.
"Caso os pescadores ou autoridades francesas tenham outras evidências que gostariam de apresentar, atualizaremos as licenças para refletir estas evidências [...] Estamos entrando em uma nova era e é preciso tempo para que todos se ajustem", afirmou.
O Reino Unido e a União Europeia seguem discutindo as cotas de pesca compartilhadas na região para 2021. Até o momento, o Reino Unido não concedeu todas as licenças que deveria, segundo o chefe do Comitê Nacional de Pesca, Jean-Luc Hall.